Guia do Peregrino

Recomendações e Sugestões

O Caminho a pé

1. Programação Itinerária da Peregrinação

Mesmo que programe fazer a Peregrinação com o apoio de bibliografia itinerária deve, no ato de programação, reunir o máximo de informação (relevo, distância, locais para alimentação e alojamento) sobre o itinerário a percorrer de forma a reduzir a probabilidade de ocorrência de “surpresas”. Sugerimos as seguintes precauções:

– Programar as etapas em face da capacidade física e
época do ano;
– Conhecer antecipadamente as dificuldades e pontos de apoio de cada etapa a percorrer;
– Procurar as Delegações da AEJ de Amarante, Amares, Barcelos, Braga, Coimbra, Faro, Fátima, Felgueiras, Guimarães, Lisboa/Setúbal, Madeira, Oliveira de Azeméis, Ponta Delgada/Açores, Porto, Vila do Conde, Vila de Prado (Vila Verde), Vila Nova de Famalicão, Terras de Bouro e Itália, para recolher experiências de Peregrinação, obter Informação e esclarecer dúvidas.

2. Antes de partir

Antes de começar a sua Peregrinação é recomendável consultar o seu médico. Depois, deverá realizar, também, algumas caminhadas, percorrendo distâncias cada vez maiores, em dias sucessivos. A roupa e o calçado para o Caminho devem ser folgados e devem ajudar a transpirar para evitar o roçar frequente que provoca dermatite pelo contacto, sobretudo na parte interna dos músculos. Logicamente, a roupa terá que ser adaptada à climatologia da época em que se realiza a Peregrinação.

O calçado é fundamental. Deverá ser em bota que proteja o tornozelo, pois os caminhos são irregulares, podendo produzir-se entorses que podem obrigar a suspender a caminhada. A bota deve ser alta, impermeável e deve ajudar à transpiração para evitar a sudação do pé, que pode ocasionar bolhas e micoses. No entanto, em dias de calor, poderá optar-se por sapatilhas (com piso em gel), por serem mais frescas e leves. As meias deverão ser de algodão, sem costuras. É necessário incluir-se um estojo com ligaduras (tornozelos), gases e pensos rápidos (por exemplo, Compeed), anti-sépticos e desinfectantes para as bolhas (agulha e linha), micóticos para tratar as micoses (fungos) e um anti-inflamatório.

3. Equipamento

Ainda que o material que cada Peregrino deva ter em conta para a sua Peregrinação seja resultado da sua escolha pessoal, sugerimos uma lista de roupas e objetos que normalmente costumam ser imprescindíveis (colocar na mochila dentro de sacos plásticos, para evitar molhar em caso de chuva):

– Documentos de Identificação Pessoal
– Cartão de Saúde Europeu
(https://www.seg-social.pt/pedido-cartao-europeu-seguro-doenca)
– Calçado apropriado (botas e sapatilhas)
– Impermeável (incluindo para a mochila)
– Camisas / camisola / casaco / calções / calças
– Bordão
– Chapéu ou boné
– Roupa interior
– Vários pares de meias
– Proteções para tornozelos e joelhos
– Cantil
– Saco-cama (almofada insuflável)
– Saco de higiene pessoal
– Protetor solar
– Corta-unhas, navalha
– Molas, alfinetes de dama
– Toalha, sabão e chinelos de banho (touca, para
as mulheres)
– Estojo de primeiros socorros
– Lanterna
– Guia, livros de apoio, mapas, bloco de notas
– Óculos de sol, máquina fotográfica

4. A Mochila

Associação Espaço Jacobeus

Deixe o seu testemunho

Credencial do Peregrino

Registe todos os Passos do seu Caminho